Conhecendo o básico do Aikido

Conhecendo o básico do Aikido

Conhecendo o básico do Aikido

O Aikido é uma das formas mais antigas de artes marciais. Fundado por Morihei Ueshiba, o aikido surgiu através dos estudos de muitos tipos diferentes de artes marciais tradicionais.

De fato, é freqüentemente percebida como uma forma de exercício ou dança por causa de algumas de suas formas. Também é visto por alguns quadrantes como alguma forma de mesmerismo marcial.

Aikido é ainda confundido com Daito Ryu Aikijutsu, é diferente em sua essência. Ainda assim, o seu fundador atribuiu a sua criação do aikido ao caminho, o seu mestre Sokaku Takeda, grande mestre do Daito Ryu, abriu os olhos para a natureza do Budo.

O que é aikido?

Apesar de suas muitas formas percebidas, o aikido é um Budo ou artes marciais. É o refinamento das técnicas que estão sendo ensinadas nas artes marciais tradicionais e é combinado com uma filosofia que exige o poder do espírito. Em sua essência, é uma mistura do corpo e da mente.

Sua filosofia é basicamente derivada da crença de que enganos e truques ou força bruta não nos farão derrotar nossos oponentes. Em vez disso, a concentração que envolve o espírito será suficiente para nos fortalecer.

O Aikido também é usado como uma maneira de descobrir nossos verdadeiros caminhos para que possamos desenvolver nossa individualidade. Também ensina seus praticantes a unificar seu corpo e sua mente para que eles se tornem em harmonia com o “universo” e com a natureza. Seu poder e sua força virão desse equilíbrio e harmonia.

A palavra “universo” no aikido não é um conceito obscuro que não se pode alcançar. Na verdade, é bastante concreto e está mesmo ao alcance da pessoa. No aikido, o “universo” pode ser alcançado através de experiências reais e da vida cotidiana.

Os movimentos e técnicas do Aikido são circulares. Quando um círculo é criado no aikido, diz-se que a pessoa está protegida de uma colisão de uma força adversária. Um centro firme, no entanto, é necessário para criar esse círculo. Um exemplo de círculo firme é um pião que gira em alta velocidade. Sem um centro firme, a velocidade do movimento apenas criará desequilíbrio. A quietude do pião enquanto em movimento em alta velocidade é o que é chamado de sumikiri na linguagem do Aikido. Isto é alcançado apenas pelo que o fundador do Aikido chama de “clareza total da mente e do corpo”. No entanto, isso não é tão facilmente alcançado. Leva muito tempo de estudo e prática para encontrar essa intensa concentração e centralização.

Treinar é importante tanto no aikido quanto na concentração, porque embora possa ser fácil criar um ser centrado quando dentro de uma academia de artes marciais, o mesmo não pode ser dito de situações e circunstâncias externas. Não será fácil manter a compostura diante de circunstâncias extraordinárias. Este é realmente um dos objetivos do treinamento de Aikido. Destina-se a ensinar seus praticantes a manter a compostura e sua centralização, mesmo em situações de pânico, como perigo e calamidades.

Um método ensinado no aikido é respirar com o que é chamado de ponto tika de seika. Esta é a parte do corpo que pode ser encontrada duas polegadas abaixo do umbigo. Respiração controlada é uma chave para ser um com o universo e centrar-se na natureza. Quando uma pessoa aprende a fazer isso, ela sente uma calma extraordinária que pode usar na prática do aikido.

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: